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quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Listen to the Buzz debate papel dos blogs de viagens

O primeiro painel do Listen to the Buzz, evento realizado pela Pmweb hoje (29) no Park Suites ITC, na capital paulista, abordou o tema Influência dos blogs de viagens como formadores de opinião, falando sobre os hóspedes que utilizam a internet para procurar dicas de destinos e hospedagens.
Augusto Rocha, gerente de Contas da Pmweb, foi o mediador do debate entre os blogueiros Leonardo Marques, do Melhores Destinos, Diego Fontenele, do Blog de Viagens e Márcio Nel Amatti, do Janela Laranja.
Todos afirmam que o depoimento via blog, por não estar vinculado às propagandas dos empreendimentos, têm mais credibilidade junto aos leitores. "Não adianta tentar enganar o hóspede, porque ele sabe quando a opinião é imparcial ou se está a serviço do marketing dos hotéis. Além disso, tanto nossa linguagem escrita quanto as fotografias postadas são feitas pela visão de um cliente, e não de uma agência contratada para falar bem do local", declara Amatti.
Para os blogueiros, essa sinceridade com os leitores é fundamental para o sucesso do blog e do próprio hotel em questão. "Eu só recomendo as hospedagens que eu mesmo experimentei. Normalmente, visito o hotel, escrevo um post sobre a minha experiência e ofereço um banner publicitário, mas me sinto à vontade para fazer críticas aos hotéis, se precisar. O impacto das informações entre os leitores do blog, sejam elas positivas ou negativas é muito grande", enfatiza Marques.
A repercussão dos depoimentos foi outro ponto destacado por Fontenele. "Por que os próprios hotéis não criam um fórum de debate em seus sites, para conhecerem as informações trocadas entre os próprios hóspedes? É muito melhor que dar um formulário para o cliente preencher, e o feedback é bem mais fiel", finaliza.
(Fernando Freitas - Hôtelier News)

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